Pesquisar neste blogue

sábado, 8 de janeiro de 2011

Ciclo do Carbono

A captura do carbono:
O carbono e um dos serviços mais importantes do ecossistema, relacionado com o ciclo do dióxido de carbono, e a captura de co2, por elementos diferentes que compõem a biosfera. O aumento das emissões de co2s tem vindo a ser absorvidas pela atmosfera, pelos oceanos e pelas florestas e outras espécies vegetais. O aumento do CO2 na atmosfera trás como consequência a o aumento do efeito de estufa, originando as alterações climáticas. Com o aumento do CO2 atmosférico, também aumenta a absorção dos oceanos tendo como consequência a acidificação dos oceanos, e eventuais efeitos nos ecossistemas marítimos (corais, peixes, etc.). A última parcela é absorvida pelas florestas são a biomassa, as quais podem ser utilizadas como o carbono através da fotossíntese. 

Meio Ambiente Cultural

É aquele que, pela sua natureza peculiar, é mais valorizado pelo sua natureza cultural. Geralmente, os estudiosos associam o meio ambiente cultural ao meio ambiente artificial que detenha valor histórico, cultural, estético, artístico e paisagístico.
Outros valores e compreensões, entretanto, podem ser associados à ideia de meio ambiente cultural. Alguns inclusive, optimizam a sua concepção, de modo a que abarque duas dimensões: uma concreta (formada pelos bens artificiais de valores culturais, históricos etc.), e outra abstracta (a exemplo da cultura propriamente dita).

Meio Ambiente Artificial

De certa forma, vem em contraponto à noção da classe de meio ambiente natural. Afinal a própria compreensão do que pode vir a ser o termo "artificial", já denota ser um bem que não se harmoniza com a ideia implícita ao "natural". De uma maneira mais directa, os estudiosos costumam vincular o meio ambiente artificial aos bens ambientais que foram modificados pelos seres humanos. Assim, a artificialidade seria uma característica do meio ambiente natural que foi alterado em sua intimidade pelo homem e que, por isso, não seria mais natural.

Meio ambiente biótico

O meio ambiente biótico inclui alimentos, plantas e animais, e suas relações recíprocas e com o meio abiótico. A sobrevivência e o bem-estar do homem dependem grandemente dos alimentos que come, tais como frutas, verduras e carne. Depende igualmente de suas associações com outros seres vivos. Por exemplo, algumas bactérias do sistema digestivo do homem ajudam-no a digerir certos alimentos. O Meio Ambiente Biótico inclui alimentos, plantas e animais, assim como as relações estabelecidas com Meio Ambiente Abiótico. O homem depende bastante dos alimentos que come, sejam eles fruta, verduras ou carne, não só para sobreviver mas também para o seu bem estar. Os factores sociais e culturais que rodeiam o homem são importantes para o seu Meio Ambiente Biótico. Os seres humanos ensinam uns aos outros o que sabem e o que aprenderam. Foi através da transmissão dos conhecimentos que o homem desenvolveu a religião, a arte, a música, a literatura, a tecnologia e a ciência. O homem é o ser vivo que consegue controlar o meio ambiente, por causa da sua herança cultural e biológica. O Meio Ambiente influência a evolução de todos os seres vivos, levando-o a tornar-se um ser único e cada vez que o meio muda, o organismo reage através de uma nova adaptação.

Meio Ambiente Abiótico

A biologia e a ecologia definem o Meio Ambiente como sendo um conjunto de factores que afectam directamente o desenvolvimento fundamental à vida. Assim como o comportamento de um ser vivo ou uma espécie. Estes factores são designados por Abíoticos e incluem a luz, o ar, o solo e a temperatura. Os seres vivos são influenciados pela chuva, geada, neve,temperatura quente ou fria, evaporação da água, humidade, vento e muitas outras condições do tempo. Por causa das condições do tempo muitas plantas e animais morrem. Os seres humanos para se proteger de certos climas usam roupas, constroem casas e estudam o tempo para aprender a controlá-lo.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Definição de Ambiente

Em biologia, sobretudo na ecologia, o meio ambiente inclui todos os fatores que afetam directamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo (chamados factores abióticos) e próprios os seres vivos que coabitam no mesmo ambiente, que é chamado de (biótopo.) Em Ecologia, um biótopo ou ecótopo (do grego βιος - bios = vida + τόπoς = lugar, ou seja, lugar onde se encontra vida) é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais, das quais é o habitat. Para viver, a biocenose depende de fatores físicos e químicos do meio ambiente. No exemplo duma floresta, o biótopo é a área que contém um tipo de solo (com quantidades típicas de minerais e água) e a atmosfera (gases, umidade, temperatura, grau de luminosidade, etc.) Os fatores abióticos dum biótopo afetam diretamente a biocenose, e também são por ela influenciados. O desenvolvimento de uma floresta, por exemplo, modifica a umidade do ar e a temperatura de uma região. Os seres vivos ou os que recentemente deixaram de viver, constituem o meio ambiente biótico. Tanto o meio ambiente abiótico quanto o biótico atuam um sobre o outro para formar o meio ambiente total dos seres vivos e dos ecossistemas.

O Meio ambiente

O Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, como o clima, a iluminação, a pressão, o teor de oxigênio, e bióticos, como as condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, saúde e outros. Este artigo refere-se aos aspetos ecológicos do meio ambiente.
 

O Ambiente

O ambiente é uma coisa sempre em dregadação.
Temos que tomar conta dele!